JAIR FRANCELINO FERREIRA
Biografia originalmente publicada em 1985:
17 anos, bancário, residente em Gama (Distrito Federal, Brasil).
***
JAIR FRANCELINO FEREIRA é licenciado em Letras (1991) e mestre em Literatura Brasileira (1999) pela Universidade de Brasília e Especialista em Instituições e Processos Políticos do Legislativo pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Foi professor de Português da rede pública do DF por seis anos e revisor da Revista trimestral de jurisprudência do STF durante os dois anos em que exerceu o cargo de Analista Judiciário daquele Tribunal.
É Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, desde janeiro de 2002, tendo sido lotado na Coordenação de Publicações, onde atuou como revisor por oito anos, os últimos três chefiando a Seção de Revisão e Indexação. Atualmente está lotado no Serviço de Comissões Parlamentares, onde desenvolve projeto de pesquisa sobre as regras e resultados das CPI instaladas após a Constituição de 1988. Também atua esporadicamente como instrutor do Centro de Formação da Câmara, na área de Língua Portuguesa e Redação.
Poeta, contista e cronista, foi premiado em vários concursos literários e participou de diversas coletâneas, nacionais e internacionais. É autor de "Do meio aos mitos: a tradição religiosa na obra de Graciliano Ramos" (Papel Virtual Editora, RJ, 2004) e "Versos e verdades" - poesias (Edições Pilar/Bianchi Editores. Brasília/Montevidéu, 2005).
Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020
ANTOLOGIA DE POETAS DE BRASÍLIA. Rio de Janeiro, DF: Shogun Editora e Arte Ltda, 1985. 140 p. Coordenação editorial: Christina Oiticica.
[Este exemplar foi doado por Carlos Edmundo da Silva Arnt, que tem seu poema na p. 27, para a biblioteca da Caixa Econômica, de Brasília, em 1985. A empresa se desfez do acervo e este exemplar foi para a livraria “sebo” de nosso amigo José Jorge Leite de Brito, que por sua vez nos doou um lote de livros para ajudar na montagem de nosso Portal de Poesia Ibero-americana, em 2021. A editora explicava: “Se você é um autor novo e quer editar seu trabalho, fale com a gente.”, na intenção de promover a criação literária entre os jovens. ]
PERTO DE TI
Tudo se torna mais belo
quando estou perto de ti;
todo o mundo se alegra,
a natureza sorri...
O céu fica mais azul,
o sol brilha com mais intensidade
e tudo parece enfeitar
esse momento de felicidade.
Botões de rosa desabrocham
para presenciar esse momento
e também se pode ouvir
a doce cantiga do vento...
A natureza já percebeu,
dos astros não pude esconder:
todos sabem que eu te amo...
E tu, quando vais perceber?
*
VEJA e LEIA outros poetas do DISTRITO FEDERAL em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/distrito_federal/distrito_federal.html
Página publicada em março de 2021 |